O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, 20, que o Governo angolano mantém-se empenhado na diversificação da economia, com maior aposta nos sectores da agro-pecuária, da agro-indústria e do agro-negócio.
Segundo o Tiular do Poder Executivo, João Manuel Bartolomeu da Cunha falou na cerimónia de posse do novo secretário do Estado para Agricultura e Pecuária, o objetivo é fazer com que a agropecuária, a agroindústria e o agronegócio passem aos grandes contribuintes do Produto Interno Bruto (PIB).
“A agricultura vai bem, mas tem que ir melhor ainda. Estamos mais longe de atingir uma autossuficiência e, mais longe, de termos para exportação dos nossos produtos alimentares”, observados.
João Lourenço destacou, também, os avanços na melhoria das vias que ligam as cidades ao campo, o que permitirá o rápido escoamento da produção agrícola para os grandes centros de consumo. A que se aprofundou, se aprofundou na extensão de produtos agrícolas.
João Lourenço recomendou, para o efeito, aos quadros agrícolas e pecuários a trabalharem em parceria com uma indústria, no sentido de conservar e transformar os produtos do campo, para não se deteriorarem. Nomeado na quinta-feira, 15, o novo secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária exerceu, antes, como funções de administrador executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
O Ministério da Agricultura e Pescas é o Departamento do Executivo, Órgão Auxiliar do Presidente da República enquanto Titular do Poder, que tem por missão propor a designação, estrutura, executar e controlar a política do Executivo nos Executivos da Agricultura, Pecuária, Florestas, Segurança Alimentar e dos alimentos. Tem como titular António Francisco de Assis.
Jornal de Angola